"totus mundus agit histrionem"
Perfil


Em breve:



Histórico

Outros links:
Shakespeare Institute
Shakespeare's Globe
Shakespeare Online
Shakespeare and the internet
Shakespeare Resource Center



XML/RSS Feed
 


AQUELA PEÇA ESCOCESA

Entrou em cartaz no último dia 01/06 no Teatro VIVO, a peça Macbeth com elenco encabeçado pelo ator global Marcello Antony.

A peça de Shakespeare foi encenada pela primeira vez em 1611 e, com suas bruxas e aparições fantasmagóricas, tinha a intenção agradar ao Rei James sucessor da Rainha Elizabeth. O Rei James I da Inglaterra, além de responsável por uma das mais famosas traduções da Bíblia para o seu idioma, servindo como base para várias traduções de línguas ocidentais, também era um dedicado estudioso do ocultismo. No floclore teatral, principalmente entre os atores ingleses, dizer o nome da peça pode trazer azar, por isso muitos se referem a ela como "aquela peça escocesa"!

Esta nova produção dirigida por Gabriel Vilela que apresentou vários trabalhos de Shakespeare ao público brasileiro tem um elenco formado apenas por homens justificado pelo fato de que era assim que se passava nos palcos jacobinos. A tradução do texto para o português é do meu amigo Marcus Daud que traduziu a peça pela primeira em 1992 para Antônio Fagundes ao lado de Vera Fisher como Lady Macbeth e sob a direção de Ulysses Cruz levasse muita gente ao teatro para o seu primeiro encontro com Shakespeare - fenômeno que, espero, possa se repetir agora em 2012.

*Leia mais sobre a montagem de 2012 clicando aqui.



Escrito por Ronaldo Marinsky às 12h55
[] [envie esta mensagem] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]